Uma em honra do padroeiro, Santo Amaro, outra a Nª Srª das Queimas e de a mais recente, Nª Sª da Ajuda.
O Santo Amaro foi desde o princípio muito querido por todos. Tem e sempre teve o seu lugar junto ao altar principal da Igreja, tanto na antiga como na mais recente. O dia começa com uma banda de música, acompanhada de foguetes, a dar a volta ao povo, isto bem cedo. Depois faz-se a cerimónia animada também pela mesma banda. De seguida dá-se a volta ao povo em procissão. Logo depois é o almoço em convívio na salão paroquial, que tem um preço quase simbólico, mas que convida as pessoas a se reunirem. Depois de almoço, volta a dar-se a volta ao povo, mas com mais animação, utilizando os utensílios para cozinhar a tão apreciada refeição e inclusive um porco morto pendurado num empilhador, acompanhado sempre da banda musical. Á noite, um conjunto abrilhanta o baile que dura até de madrugada.
A festa da Nª Srª das Queimas que agora é sempre em Agosto precisamente devido aos emigrantes, tem o seu significado. Alvite foi sempre uma terra de centeio, milho, batata e feijão e os antigos quizeram honrar Nª Srª com esse nome, para que os protegesse de modo a que os produtos de que eram fartos, não fossem perturbados pelos efeitos que ás vezes a natureza mostra, como sejam as geadas que tudo queimam. O dia começa com uma banda a dar a volta ao povo, sempre acompanhado de fogos. Depois segue-se uma missa solene cantada, onde estão presentes todos os mordomos e mordomas da festa e a priora, tradição da terra. O almoço é em família. Logo depois do almoço há o encontro no Largo da Tulha com a banda musical, ranchos e outras animações. Ao fim da tarde é a bela e tão admirada procissão em honra a Nª Srª e á noite há artistas, bandas e grupos musicais que animam a noite. A noite de véspera é lançado um bonito e longo fogo de artifício. A festa, normalmente, vai de 3 a 6 dias e tem variadas atividades e distrações para todos os gostos e idades, uma delas é o cortejo etnográfico.
Uma das atividades que Alvite participa é nas marchas de São Jõao, na qual se apresentam na vila de Moimenta da Beira, para que as pessoas que vão apreciar, possam sentir a boa energia da pequena vila de Alvite.
Sem comentários:
Enviar um comentário